sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

O Simbolismo do Natal IV - Os Três Reis Magos e A Estrela

"Todo o simbolismo relacionado com o nascimento de Jesus é alquímico e cabalístico. Diz-se que três Reis Magos vieram adorá-lo, guiados por uma estrela. Falando francamente, este trecho não pode ser compreendido por quem não é versado em alquimia, porque é alquímico.
Que são essa estrela e esses Reis Magos? E eu vos digo que essa estrela não é outra coisa que o Selo de Salomão, a estrela de seis pontas, símbolo do Logos Solar. O triângulo superior representa obviamente o Enxofre, ou seja, o Fogo. E o inferior, o que representa em Alquimia? O Mercúrio, a Água; mas a que tipo de água se referem os Alquimistas? Dizem eles: "a Água Que Não Molha, o Úmido Radical Metálico", em outras palavras, o Exiohehari, o Esperma Sagrado.

O Cristo nasce no estábulo de nosso próprio corpo, dentro do qual temos todos os animais do desejo, das paixões inferiores. Ele tem que crescer, desenvolver-se, ascendendo pelos diversos graus até converter-se num Homem entre os homens, encarregar-se de todos os nossos processos mentais, volitivos, sexuais, emocionais, etc., etc. Passar por um homem comum entre os homens comuns. Mesmo sendo o Cristo um Ser tão perfeito, que não é pecador, ainda assim deve viver como um pecador entre pecadores, um desconhecido entre outros desconhecidos; esta é a crua realidade dos fatos.

Mas o Cristo vai crescendo, vai se desenvolvendo à medida que elimina em si mesmo os elementos indesejáveis que levamos dentro. É tal sua integração conosco que lança toda a responsabilidade sobre seus ombros.

Converteu-se num pecador como nós, não sendo Ele um pecador; sentindo em carne e osso as tentações, vivendo como um homem qualquer.

E assim, pouco a pouco, à medida que vai eliminando os elementos indesejáveis de nossa Psique, não como algo alheio, mas como algo próprio Dele, vai se desenvolvendo no interior de nós mesmos; isto precisamente é o maravilhoso. Se não fosse assim, seria impossível realizar a Grande Obra. É Ele quem tem de eliminar todo esse Mercúrio Seco, todo esse Enxofre venenoso, para que os Corpos Existenciais Superiores do Ser possam converter-se em veículos de Ouro Puro, Ouro da melhor qualidade.

Os Três Reis Magos que vieram adorar o Menino representam as cores da Grande Obra.


A primeira cor é o Negro, quando estamos aperfeiçoando o corpo. Isto, repito, é simbolizado pelo Corvo Negro da Morte, é a Obra de Saturno simbolizada pelo Rei Mago de cor negra; então passamos por uma morte, a morte de nossos desejos, paixões, etc., no Mundo Astral.

A seguir vem a Pomba Branca, isto é, o momento em que já desintegramos todos os Eus do Mundo Astral; adquirimos então o direito de usar a túnica de linho branco, a túnica do Phtah egípcio, ou a túnica de Ísis; evidentemente, esta cor é simbolizada pela Pomba Branca; este é ainda o segundo dos Reis, o Rei Branco.

Já bastante avançado no aperfeiçoamento do Corpo Astral, apareceria a cor Amarela, ou seja, conquistaria o direito a usar a túnica Amarela; então aparece a Águia Amarela, o que nos recorda o terceiro dos Reis Magos, que é da raça amarela.

Finalmente, a coroação da Obra é a Púrpura. Quando um corpo, seja o Astral, o Mental ou o Causal, já se tornou de Ouro Puro, recebe a púrpura dos Reis, porque triunfou. É a púrpura que todos os Reis Magos, como Reis, levam sobre seus ombros. Assim, como podem ver, os Três Reis Magos não são três pessoas, como muitos acreditam; são as cores fundamentais da Grande Obra, e o próprio Jesus Cristo é íntimo, vive dentro de nós."


Mensagem de Natal deixada pelo V. M. Samael Aun Weor em 1975.

Nenhum comentário:

Postar um comentário