terça-feira, 13 de dezembro de 2011

O Simbolismo do Natal IX - Buda e o Cristo - Árvore da Vida

"Buda e Jesus, ou Buda e o Cristo, se complementam dentro de nós. Vou contar a vocês um caso insólito acontecido certa vez em que me vi dentro de um templo budista no Japão. Dissertava diante daquela congregação sobre o Cristo.

Começou a surgir um certo rumor entre os monges, pois eu estava em pleno monastério budista. De fato, os monges se dirigiram ao mestre e lhe contaram que ali estava um homem falando sobre o Cristo.

Eu esperava que aquele monge viesse furioso me dar pauladas, mas felizmente nada disto aconteceu. Perguntou-me: "Como é que você fala sobre o Cristo aqui, em um templo budista"? E lhe respondi: "Com profundo respeito por essa congregação, permito-me dizer-lhe que o Cristo e o Buda se complementam".

Então pude ver com assombro que aquele mestre concordou e disse: "Assim é, o Cristo e o Buda se complementam", afirmando isso diante de todos os monges. E logo me falou por um Koan, dando-me a entender que o Cristo e o Buda são dois fatores íntimos que cada pessoa leva em seu interior.

Fez com que trouxessem um fio, com o qual uniu o dedo polegar direito ao dedo polegar esquerdo.

Eu entendi o Koan, pois estou acostumado à dialética da consciência. Com isso, ele quis me dizer que o Cristo e o Buda estão ligados dentro de nós mesmos, são dois aspectos de nosso próprio Ser.

E isso pode ser explicado precisamente à luz da Árvore da Vida. O Buda naturalmente é formado por esses dois princípios, Chesed e Geburah. Em linguagem rigorosamente teosófica, diríamos Atman-Buddhi; este é o Buda interior.

E quanto ao Cristo, vejamo-lo aqui em Chockmah.

Assim, o Cristo, através de Binah, que é o sexo, vem a ficar conectado com o Buda em Chesed e Geburah. Cristo e Buda são partes de nosso próprio Ser. Então, o porvir esotérico e religioso da humanidade de amanhã terá igualmente o melhor do esoterismo crístico e o melhor do esoterismo budista, isto é, o esoterismo crístico e o esoterismo budista têm que integrar-se, fundir-se, pois Cristo e Buda são duas partes de nosso próprio Ser.

O Buda Gautama Sakyamuni veio realmente ensinar-nos realmente a doutrina de Chesed e Geburah, a doutrina do Íntimo, a doutrina do Buda interior.

Quanto a Jeshua Ben Pandira, veio ensinar-nos a doutrina do Cristo, de Chockmah, que é o Cristo; veio ensinar-nos a doutrina da alma humana, a doutrina de Tipheret, a doutrina do Cristo Íntimo.

Gautama nos trouxe a doutrina do Buda Íntimo e Jesus de Nazaré nos trouxe a doutrina do Cristo Íntimo. Cada um deles nos trouxe uma mensagem de nosso próprio Ser. Cristo e Buda se complementam, estão dentro de nós mesmos, isso é óbvio.

Entendendo tudo isso, meus queridos irmãos, bem vale a pena trabalhar para algum dia chegar a receber a Iniciação Venusta, isto é, a iniciação de Tipheret, o Natal do Coração."

Mensagem de Natal deixada pelo V. M. Samael Aun Weor, em 1975.

Nenhum comentário:

Postar um comentário