quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Fundamentos da Gnosis

A Gnosis é a Sabedoria Oculta que, como diz São Paulo, " Deus predestinou antes dos séculos para a glória daqueles que a recebem".
A Gnosis é a Sabedoria Divina que, como diz o Antigo Testamento, "Estavam com Deus antes que fossem colocados os cimentos da Criação".
Alcançar a Gnosis não é, como erroneamente crêem muitos, um simples ato de fé ou uma experiência esporádica que nos transforma definitivamente. Para lograr a Gnosis se requer um longo processo de trabalhos conscientes e padecimentos voluntários dentro de si mesmo, aqui e agora. Para se conseguir a Gnosis é necessário realizar três processos:

Morrer
Nascer
Sacrificar-se Pela Humanidade

Estes são os Três Fatores de Revolução da Consciência, os fundamentos vivos da Gnosis. Sem o cumprimento dos Três Fatores é impossível alcançar o objetivo da Gnosis: a auto-realização íntima do Ser.

O Nascer nos recorda as palavras transcendentais, pouco compreendidas, do Grande Mestre Jesus que disse a Nicodemos que era mestre em Israel: "Em verdade, em verdade te  digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus". Trata-se de um verdadeiro nascimento alquímico, de uma profunda transformação que deve ser levada a efeito no interior do ser humano para que ele possa desenvolver em si mesmo todas as suas infinitas possibilidades ocultas, promovendo a Auto-Realização Íntima  do Ser. Esta transformação se realiza tendo por base uma ciência, um conhecimento profundo a respeito do homem e do cosmos.

O fator Morrer nos recorda aquela frase sublime e magistral da oração de São Francisco: “...e é morrendo que se vive para a vida eterna”. O morrer não está relacionado com a morte física, mas sim com a morte mística que significa eliminar de dentro de si todos os vícios, defeitos, fraquezas, debilidades, todos os elementos psicológicos que caracterizam a natureza inferior do ser humano. Morrer é eliminar os falsos valores que atualmente aprisionam a consciência em um sono profundo que impossibilita a percepção da Verdade por trás dos fenômenos da vida.

O Sacrifício pela Humanidade é a expressão do Amor, é seguir o exemplo dos Grandes Iluminados e trabalhar para que outros conheçam o Caminho. Não restam dúvidas de que graças ao Sacrifício realizado por aqueles Seres que amaram intensamente a humanidade, foi possível a cristalização da Gnose na forma de doutrinas e escolas, para que aqueles que se encontram nas trevas da ignorância tenham a chance de experimentar a luz da sabedoria.

Toda transformação implica em Morte, Nascimento e Sacrifício.


Para saber mais: V. M. Samael Aun Weor. Fundamentos de La Gnosis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário