sexta-feira, 30 de setembro de 2011

O Mistério das Catedrais - Livro

omisteriodaascatedrais [Esoterismo] O Mistério das Catedrais   FulcanelliO Mistério das Catedrais é uma obra  de Fulcanelli que estuda de forma minuciosa as construções das Catedrais de estilo gótico de várias cidades européias desvelando os mistérios que ocultam todas elas e a simbologia alquimista que apresentam.

Todo o estudo que realiza sobre a arquitetura  é formidável. Este livro é  um resultado de uma exaustiva investigação sobre as construções resultando num compêndio sobre as operações alquimistas dos arquitetos góticos. 

Existe uma frase do próprio Fulcanelli que resume tudo isso: “Edificadas pelos Frimasons medievais para assegurar a transmissão dos símbolos e da doutrina hermética, nossas grandes catedrais exerceram, desde sua aparição, consideráveis influências sobre grande número de amostras mais modestas da arquitetura civil...”


Catedral Gótica de Barcelona - Espanha
O livro na realidade é muito prático e simples de compreender, dando ao leitor as ferramentas básicas para seu melhor entendimento. O problema é que está escrito com uma linguagem simbólica e metafórica.
Em O Mistério das Catedrais, Fulcanelli interpreta toda a simbologia enigmática que envolve esses verdadeiros templos de adoração por meio da Alquimia, contribuindo para que o leitor entenda toda a ambivalência que circunda essas grandiosas catedrais, pois, de acordo com o autor, “pode-se discernir ali, além da inspiração intensa nascida de uma fé inabalável, as mil preocupações da grande alma popular, a afirmação de sua consciência, de sua vontade própria, a imagem de seu pensamento naquilo que ele tem de complexo, de essencial e de soberano”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário