segunda-feira, 12 de setembro de 2011

O que é Gnose?

Gnose é uma palavra de origem grega  "Gnosis" que significa Conhecimento Superior, que se adquire através das vivências da consciência luminosa que habita no interior de cada ser humano e que transcende o intelecto.


No frontispício do Templo de Delfos na Grécia antiga está escrito: "Advirto-te, seja quem fores, oh tu que desejas sondar os arcanos da natureza! Se não achares dentro de ti aquilo que buscas, tão pouco o poderás encontrar fora! Se tu ignonras as excelências de tua própria casa, como pretender encontrar outras excelências? Em ti está oculto o tesouro dos tesouros! Oh homem! Conhece a ti mesmo e conhecerás os Deuses e o Universo."


A esta sabedoria íntima, que se encontra latente em cada homem e em cada mulher, dá-se o nome de Gnose. A Gnosis é uma expressão natural de nossa Consciência, ou seja, não é algo que precisa ser aprendido, já está dentro de cada criatura, em estado latente, como um diamante bruto incrustado na rocha, que necessita ser lapidado e polido, para que seu brilho se revele.


Desafortunadamente, nestes tempos modernos, o homem tem se afastado demasiadamente de sua verdadeira natureza íntima, de seu próprio SER. Como consequência perdeu por completo o contato com a Gnose Interior, ficando a sua consciência aprisionada nos falsos valores que hoje em dia ditam o comportamento humano, gerando sofrimentos, conflitos, preocupações, medos, desconfianças, mergulhando a humanidade na mais completa ignorância a respeito da vida e seu real sentido cósmico.

Resgatar a consciência de entre esses elementos que a aprisionam, promovendo o desenvolvimento de todas as faculdades e poderes ocultos do ser humano, é o desafio e meta a ser perseguido.

Para saber Mais: V. M. Samael Aun Weor. Fundamentos de la Gnosis; V. M. Samael. La Doctrina Secreta de Anáhuac; V. M. Samael. Gnosis En El Siglo XX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário