sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Imaginação e Vontade

"Os dois pólos da mente são: imaginação e vontade. Esta é feminina e aquela é masculina. A chave do êxito encontra-se na união de ambas em vibrante harmonia.

AÇÃO MENTAL

O inventor concebeu com sua imaginação o telefone, o rádio, o automóvel etc. Posteriormente, com a vontade, cristalizou e converteu os inventos em fatos concretos, em realidade. Os estilistas de Paris ditam a moda tal como eles a concebem através do uso da imaginação.

AS EPIDEMIAS MENTAIS

Se um homem pensa tanto no bom como no mau sentido, as ondas que emanam de sua mente chegarão ao “corpo mental” das outras pessoas. As ondas mentais propagam-se por todas as partes. Quando essas ondas são de sabedoria e amor, beneficiam todos aqueles que as recebem. Quando estão impregnadas de devoção e veneração a Deus, levam paz e consolo a todos que estão sofrendo. As ondas mentais “venenosas” danificam a mente alheia. As ondas mentais de ódio, inveja, cobiça, luxúria, orgulho, preguiça, gula etc., produzem “epidemias mentais”. As ondas mentais perversas envenenam, com sua radioatividade, muitas mentes débeis. O caso dos “rebeldes sem causa” é um bom exemplo do que são as “epidemias mentais”. Os “rebeldes sem causa” convertem-se em uma terrível praga. Encontraremos a causa dessa “epidemia mental” na imaginação mal usada. Os salões de cinema exibem filmes de bandidos e pistoleiros que, depois, ficam gravados na mente dos jovens. Os pais de família presenteiam seus filhos com pistolas, carrinhos de guerra, canhões, soldadinhos de chumbo, metralhadoras de brinquedo e outras coisas. Tudo isso se reflete, com força, na imaginação de crianças e de adolescentes. Depois vêm as revistas e os contos policiais, as revistas pornográficas e outras coisas. O resultado de tudo isso não demora e, em pouco tempo, a criança, o adolescente, converte-se, de fato, em “rebelde sem causa” e mais tarde, em vigaristas, ladrões, bandidos...

HIGIENE MENTAL

Necessita-se praticar higiene mental. É necessário que exista uma Medicina Preventiva. Cultive a sabedoria e o amor e faça, diariamente, muita oração. Selecione as obras de arte, as obras de Michelangelo; cultive a boa música (clássica), as grandes óperas e assim por diante. Evite espetáculos sangrentos e violentos porque são danosos para a mente: o boxe, a luta livre e assim por diante, produzem “epidemias mentais”.

Cuide de sua mente e não permita que, dentro do templo de sua mente, penetrem os maus pensamentos. Seja puro em pensamento, palavra e obra. Ensine a seus filhos tudo o que é bom, verdadeiro e belo."


Fonte: V. M. Samael Aun Weor: Introdução à Gnose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário