quinta-feira, 17 de novembro de 2011

A Mente Universal

"A convivência social se fundamenta, necessariamente, nos funcionalismos da mente. É preciso explorar, profundamente, os diversos níveis da mente.

A esfera do pensamento na qual o homem vive não está, de forma alguma, encerrada dentro da limitada circunferência do crânio, como geralmente supõem os ignorantes e até os “ignorantes ilustrados”. Se existisse um ser humano assim, como alguns creem, de saída, ele seria o ser mais desgraçado do mundo. Uma pessoa com o pensamento encerrado no crânio, não poderia ver nem perceber nada, seria um completo idiota vivendo nas mais profundas trevas. Essa desgraçada criatura não poderia ver nem o Sol, nem a Lua, nem as estrelas, nem a luz, nem a Terra em que vivemos, nem as pessoas ou as coisas; nada do que possui vida existiria na mente de uma pessoa assim. Isso se explica pelo fato de que ninguém pode perceber nada que exista se não existir de antemão, em seu próprio “mundo mental”.

Dom Immanuel Kant disse em sua Crítica da Razão Pura que: “o exterior é reflexo do interior”. Todo o Universo existe na mente cósmica. A esfera mental de cada pessoa estende-se por todo o Cosmo e chega até às estrelas mais distantes. Essa é a causa pela qual vemos, ouvimos e sentimos toda a Criação; esse é o motivo pelo qual podemos ver as estrelas mais distantes.

Nosso pensamento não está encerrado no crânio, estende-se por todo o Cosmo e penetra em todas as partes: mundos, sóis, pessoas e coisas, tudo está dentro do pensamento de cada ser humano.

A mente é energia universal que vibra e fulgura em toda a Criação. O cérebro não é a mente, é tão somente um centro receptor, uma oficina radiotelegráfica que recebe as mensagens da mente. O cérebro não pensa, quem pensa é a mente, que é totalmente distinta do cérebro.

As Religiões dizem que a Alma-Humana possui um corpo de carne e osso. Os teósofos sustentam a idéia de que a Alma-Humana tem, além do corpo de carne e osso, um “corpo mental”. Todas as Escolas do Oriente que se dedicam ao estudo do Ocultismo ensinam seus estudantes a manejarem o “corpo mental”. A Alma, envolta no “corpo mental”, pode transportar-se à vontade para outros planetas, podendo ver o que acontece lá.



Todo o Universo está dentro da mente humana. Todas as mentes estão dentro das outras mentes. Vivemos mutuamente na esfera do pensamento alheio. Os problemas
econômicos e sociais de cada pessoa vivem em todas as pessoas. Ninguém está alheio a ninguém e todos nós estamos dentro da mente de todos. O mendigo vive dentro da mente do rico e, esse último, dentro da mente do mendigo. Todos estamos submersos no “oceano da mente universal”."


Fonte: V. M. Samael Aun Weor: Introdução à Gnose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário