sábado, 19 de novembro de 2011

Origens da Mente Universal

"A Grande Realidade Divina surgiu do seu próprio Seio no “Amanhecer” deste Universo Solar no qual vivemos, nos movemos e temos nosso Ser. A Grande Realidade não conhece a si mesma, porém, ao contemplar-se no espelho vivo da “grande imaginação” da natureza, chega, então, a conhecer a si mesma. Desse modo, cria-se uma atividade mental vibratória por meio da qual a Grande Realidade conhece suas infinitas imagens que luzem maravilhas no cenário cósmico. Essa atividade, que sai da periferia e se dirige para o centro, é o que se chama mente universal.

Todos os seres vivem submersos no oceano infinito da mente universal; com isso, todos vivem de todos e ninguém pode separar-se mentalmente de ninguém. “A heresia da separatividade é a pior das heresias”.

A atividade intelectual da mente universal dimana de uma força centrípeta e, como a toda ação corresponde uma reação, a força centrípeta, ao encontrar no centro uma resistência, reage e cria uma atividade centrífuga chamada Alma-Cósmica. Essa Alma-Cósmica, vibratória, constitui-se num mediador entre o centro e a periferia, entre o Espírito Universal de Vida e a matéria, entre a Grande Realidade e suas imagens vivas.

Um grande Mestre disse: “A Alma é o produto de uma ação centrífuga da atividade universal impelida pela ação centrípeta da imaginação universal”."

Fonte: V. M. Samael Aun Weor: Introdução à Gnose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário