segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Prática Para Relaxar, Concentrar e Meditar

PRÁTICA


Deite-se e permaneça tranqüilamente em sua cama. Abra suas pernas para a direita e para a esquerda para formar a “estrela flamígera ou de cinco pontas”. Relaxe bem os músculos do seu corpo. O processo de relaxamento torna-se fácil quando combinado com  a imaginação. Pratique o exercício de relaxamento. Relaxamento mental: depois de conseguir o relaxamento do corpo físico, é necessário relaxar a mente. O relaxamento mental se consegue também com a ajuda da imaginação. Observe todos os pensamentos e recordações que lhe assaltem a mente, todas as inquietações etc. Estude cada um desses aspectos para conhecer sua origem. Esse estudo revelar-lhe-á muitas coisas: fá-lo-á conhecer seus erros e defeitos. Com isso você saberá como trabalham os seus eus, o seu ego. Analise cada defeito, trate de  compreender cada um, em todos os níveis da mente; estude cada pensamento, recordação ou emoção que lhe assalte a mente e compreenda cada pensamento. Imagine, depois, um abismo profundo e lance cada pensamento, recordação ou  inquietação já analisados, nesse abismo. Na quietude e no silêncio da mente você poderá ver e ouvir o seu Íntimo, o seu Mestre Interno ou Deus Interior.


CONCENTRAÇÃO

Quando a mente adquire a absoluta quietude e silêncio, você pode concentrar-se no Íntimo através do auxílio da oração. Ore ao Íntimo, procure conversar com Ele. Lembre-se de que rezar é conversar com Deus. Ore sem fórmulas, isto é, converse com Deus com infinito amor e expresse o que você sente em seu coração.

MEDITAÇÃO

Quem consegue a perfeita concentração, pode meditar em seu Deus Interno. Reflita em seu Deus Interno, identifique-se com Ele, viva Nele.

CONTEMPLAÇÃO

Quem aprende a silenciar, a concentrar a mente e a orar, pode praticar a meditação perfeita e alcançar a excelência da contemplação interna. Ao chegarmos a esse nível, estaremos em êxtase: poderemos conversar diretamente com os Deuses inefáveis; poderemos estudar as maravilhas do Cosmo infinito e também viajar através do infinito em Espírito e Alma. Nesse estado de êxtase, o corpo físico fica adormecido”, abandonado. Você compreende agora por que é conveniente praticar estes exercícios, nos momentos em que sente sono. O sono é um poder que deve ser aproveitado para conseguirmos, de forma consciente, o êxtase.


Fonte: V. M. Samael Aun Weor: Introdução à Gnose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário