sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Problemas - Como resolvê-los?

"Na vida, o ser humano se defronta com inumeráveis problemas e cada pessoa precisa saber como resolver, inteligentemente, cada um deles. Temos que compreender cada um dos problemas porque a solução encontra-se no próprio problema. 


Chegou a hora de aprendermos a resolver problemas. Existem muitos tipos de problemas: econômicos, sociais, morais, políticos, religiosos, familiares etc. Necessitamos aprender a resolvê-los de forma inteligente. O mais importante para a solução de qualquer problema é não nos identificarmos com o mesmo. As pessoas têm uma marcada tendência a se identificar de tal maneira com os problemas que elas se convertem nos próprios problemas. O resultado de tal identificação é o fracasso na solução, porque um problema não pode, jamais, resolver outro problema.

Para se resolver um problema, é necessária muitíssima paz e quietude mental. Uma mente inquieta, conflituosa, não pode resolver nenhum problema. Se você possui um problema muito grave, não se identifique e não se converta em outro problema; retire-se para qualquer lugar para descontrair-se: um bosque, um parque ou a casa de um amigo muito íntimo. Distraia-se com algo distinto, escute boa música e, depois, com sua mente tranqüila e quieta, em perfeita paz, procure compreender profundamente o problema, recordando que a sua solução está no próprio problema.

Lembre-se de que, sem paz, você não pode fazer nada de novo. Você necessita de quietude para resolver todo e qualquer problema que se apresente em sua vida. Você tem que pensar de uma maneira completamente nova, acerca de qualquer problema que queira resolver. Tudo isso é possível quando se tem tranqüilidade e paz. Na vida moderna, temos muitíssimos problemas e, desgraçadamente, se não estivermos em paz, jamais poderemos resolvê-los.

Necessitamos de paz e de um estudo profundo sobre este assunto. Urge investigar qual o principal fator que acaba com a paz dentro e fora de nós mesmos, ou seja, qual é a causa do conflito. Chegou a hora de compreendermos a fundo, em todos os níveis da mente, as contradições íntimas que temos e que se constituem no principal fator de discordância e de conflito. Quando compreendemos profundamente a causa de uma enfermidade, curamos o enfermo. Quando conhecemos a fundo a causa de um conflito, então o eliminamos, resultando em paz."

Para saber mais: V. M. Samael Aun Weor; Introdução à Gnose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário